Transformar imagem 2D em 3D – Homúnculo

Transformar imagem 2D em 3D

Existem diversas maneiras de se fazer isso, mas vou compartilhar aqui como eu costumo fazer. Geralmente você vai fazer isso com imagens simples, de poucas cores, e não com fotos (para isso existe o litofano :D), como a imagem do logo do jogo Sonic & Knuckles (facilmente encontrada no Google):

A ideia principal consiste em separar cada parte da imagem (neste caso, cada parte é uma cor), o que pode ser feito usando o GIMP ou o Photoshop, como mostro no vídeo abaixo:

Usando a “varinha mágica” seleciono uma área desejada e ela automaticamente seleciona toda a área que tem a mesma cor (de forma adjacente, ou seja, somente a parte contígua). Depois recorto (CTRL+X), colo (CTRL+V) e uso a opção “To New Layer” para criar uma nova camada com o que eu acabei de colar. O interessante de separar assim é que usando o ícone do “olho” é possível ocultar as camadas e assim você poderá exportar parte por parte.

Feita toda a separação, no caso, por cores, suas camadas devem parecidas com isso:

Agora, basta ocultar todas as camadas, exceto a que você deseja trabalhar e pintá-la de preto, como mostrado no vídeo abaixo:

Usando a “lata de tinta”, com a cor preta selecionada, o funcionamento é semelhante ao da “varinha mágica”, ou seja, a área contínua será pintada. Caso as partes da camada estejam separadas (como é o caso dos olhos na imagem, por exemplo), basta clicar em cada um deles. Deixar em preto é importante porque ao convertermos para SVG (Scalable Vector Graphics) queremos apenas a “silhueta” da imagem. Isso não é necessário para todas as cores, as mais escuras funcionarão normalmente, porém para as mais claras você pode não obter o desenho corretamente.

Feito isso, exporte cada parte, em formato PNG, para um arquivo diferente, usando o ícone do “olho” pra ocultar as demais camadas e exportar apenas uma por vez. No final, você deverá ter algo parecido com isto:

Note que não precisei pintar todas de preto.

De posse desses arquivos separados, siga para o seguinte site para converter seus PNGs em SVGs (você pode usar outro, mas esse foi o que obtive os melhores resultados): https://image.online-convert.com/convert-to-svg

Não precisa selecionar nenhuma opção especial, basta selecionar os arquivos e converter. Baixados os arquivos SVG, siga para o TinkerCAD: https://www.tinkercad.com/

Inicie um novo projeto ou edite um existente e use o botão Importar para carregar um dos arquivos SVG:

Ao selecionar você verá a seguinte tela:

Caso tenha que ajustar a proporção (Redimensionar), certifique-se de usar o mesmo valor em todos os SVGs. Como a área total de todos eles tem o mesmo tamanho (já que exportamos sempre com o tamanho total no GIMP, apenas escondendo as camadas) eles acabarão formando o desenho original após a importação (você pode alterar as cores no TinkerCAD também):

Deixe os diferentes “objetos” com diferentes alturas para poder ter profundidade e permitir a impressão com diferentes cores.

A utilização do TinkerCAD foge ao escopo desse tutorial, mas ele é bem simples e intuitivo. Deixe cada objeto separado com uma altura diferente dos demais para permitir a impressão em várias cores (ao chegar naquela camada você troca o filamento). Exporte o resultado final selecionando todos os objetos (ou agrupando-os em um só) para um STL ou OBJ e pronto, basta usar o seu fatiador preferido!

And… happy 3D printing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »