Gerando arquivos de imagem – Homúnculo

Gerando arquivos de imagem

Para gerar os arquivos de imagem, que são os “rostos” do JARVIS, usaremos dois aplicativos. Um é o LCDAssistant, um aplicativo muito conhecido de quem já mexe com displays (de LCD, por exemplo). Ele, de maneira fácil e prática, transforma uma imagem bitmap monocromática em um array de bytes já te fornecendo o código pronto pra você só “copiar e colar”. No caso do JARVIS, como o interessante é permitir a alteração da imagem mostrada no OLED, já que possuímos um armazenamento e podemos ter diferentes imagens, usaremos o Jarvis_mgen (que gera os movimentos) para converter o arquivo gerado pelo LCDAssistant em um arquivo binário (que será carregado no momento que desejarmos mostrar a imagem no OLED).  Para começarmos, baixe o LCDAssistant a partir do site oficial: http://en.radzio.dxp.pl/bitmap_converter/

Ou use a versão disponível na pasta Res, do projeto que você baixou do Git: https://github.com/WashingtonJunior/Homunculo

Crie ou abra uma imagem com o tamanho de 128×64 pixels no seu editor de imagens preferido (eu recomendo o Paint neste caso) e salve como BITMAP MONOCROMÁTICO. Vale ressaltar que, se o seu display OLED for igual ao meu, que tem 2 cores, você deverá ignorar os primeiros 16 pixels na altura. Eu uso estes como texto, pois dá pra exibir 2 linhas de texto (como o IP, status da bateria, etc.). Você também pode basear suas imagens nas disponíveis na pasta Res\ImgJarvis.

Abra a imagem desejada no LCDAssistant em File -> Load image e depois salve-a com um novo nome (em formato texto, .txt) em File -> Save output. Você pode abrir o arquivo salvo para ver o código gerado. Este seria o código que usaríamos se quiséssemos apenas uma imagem no código, o que não é o nosso caso.

 

Abra o projeto do JARVIS_mgen, execute-o, clique no botão “Converter arquivo do LCD Assistant” e escolha o arquivo texto criado. Se tudo der certo, você receberá uma imagem informando que um arquivo .img foi criado (com o mesmo nome do .txt). É este arquivo que você deverá copiar para o armazenamento da Linkit ONE (interno ou cartão SD) na pasta “jarvis”. Depois de copiá-lo, você poderá usar o comando #imagem.img (pelo Monitor Serial, wifi ou bluetooth) para mostrar a imagem desejada. Simples assim, só lembre-se de usar um nome de arquivo sem espaços.

E aí? Quais serão os rostos do seu robô? 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »