Módulo Wi-Fi – Homúnculo

Módulo Wi-Fi

Vivemos em um mundo onde cada vez mais coisas se conectam à sua rede sem fio… e a impressora 3D deveria ser uma delas! A placa controladora da TwoTrees Bluer já tem suporte para um módulo Wi-Fi, bastando plugá-lo e fazer a devida atualização/configuração. Existe inclusive suporte para a nuvem (mas aparentemente está fora do ar), mas o que realmente me interessou foi o plugin para o Cura, ou seja, chega de “tira cartão de memória da impressora, coloca no leitor, pluga na USB, grava no cartão, ejeta o leitor, tira o cartão do leitor e coloca na impressora”. Parece uma tarefa trivial, porém imagine fazer isso dezenas de vezes ao dia (principalmente quando se está fazendo um teste de impressão). Com o plugin do Cura posso fazer o envio direto para o cartão que está na própria impressora, via Wi-Fi, portanto ainda tenho a segurança de imprimir via cartão (que é melhor do que imprimir conectado no PC), mas a praticidade de “jogar” o arquivo direto. Inclusive ela já pode, automaticamente, iniciar a impressão após o envio.
Obviamente não vou poder quebrar esse ritual com a Ender2 (por enquanto), mas pelo menos com a Bluer já terei essa praticidade.

Sem mais delongas, aqui o que você precisa para deixar a sua TwoTrees Bluer sem fio:

Deite a impressora (coloque algo para segurar a mesa que vai correr para baixo, a fim de não danificar o cabo da mesa aquecida) e abra o fundo dela:

Localize na placa controladora o slot do módulo Wi-Fi:

Observe que as cores dos cabeçalhos (verde e preto) do módulo indicam a posição em que o mesmo deverá ser encaixado. Não sei se todos vem assim, mas caso o seu não tenha a indicação do verde, a posição é essa abaixo:

Para facilitar o encaixe, despluguei o cabo cabo branco com conector preto e o cabo preto com conector branco, temporariamente. Se fizer isso, lembre-se de plugá-los de volta depois!

Com ela ainda aberta, só liguei e confirmei se o módulo acendia o LED (dá só algumas piscadas). Se isso ocorrer, pode fechar o fundo da impressora, porque o restante agora é só configuração mesmo.

No painel dela agora em Settings -> Wifi você já deverá vê-la como um roteador (se tiver usado o arquivo de configuração original). Mas vamos configurá-la como um dispositivo que se conecta ao seu roteador, pois assim é muito mais prático. Abra o arquivo de configurações robin_nano35_cfg.txt (se não baixou o meu, você pode baixá-lo aqui) e vá até o final dele, onde você encontrará a seção “Wifi Settings”. Altere as configurações para as seguintes:

#============================== Wifi Settings =============================
>CFG_WIFI_MODE			0		        #wifi mode(0:sta;1:ap)
>CFG_WIFI_AP_NAME		Nome_da_sua_rede        #wifi name
>CFG_WIFI_KEY_CODE		Senha_da_sua_rede       #wifi password

>CFG_CLOUD_ENABLE		1			#cloud service enable(0:disable;  1:enable)
>CFG_WIFI_CLOUD_HOST		www.baizhongyun.cn	#cloud server url
>CFG_CLOUD_PORT			10086			#cloud server port

#end.

Mudar a a CFG_WIFI_MODE para STA (station) significa que o módulo se conectará à rede sem fio do mesmo jeito que o seu notebook ou smartphone. Originalmente como AP (access point) ela se torna um ponto de acesso, assim como o seu celular faz quando você liga o recurso “roteador sem fio” ou “hotspot”. Você só usará ela como AP em casos específicos, como quando não tem um roteador por perto (o que normalmente não é o caso). As outras duas configurações são bem explícitas, CFG_WIFI_AP_NAME é o nome da sua rede sem fio e CFG_WIFI_KEY_CODE é a senha de conexão da mesma. Alterado isso, salve o arquivo no cartão de memória, coloque-o na impressora e ligue-a. Opcionalmente, você também pode copiar o arquivo MksWifi.bin, caso não tenha certeza se já fez uma atualização com ele (e a atualização demora mesmo – depois é necessário remover manualmente o arquivo do cartão, caso contrário o procedimento de atualização é realizado cada vez que a impressora é ligada).

Aguarde alguns segundos depois de ligá-la e vá novamente em Settings -> Wifi e veja se ela já aparece como conectada:

No meu caso, a minha rede se chama “Warlock” e o IP foi obtido corretamente. Você pode testar a conexão abrindo o navegador de sua preferência e digitando o IP dela na barra de endereços. Você deverá obter uma tela semelhante a esta:

Se aparecer isso, então ela está devidamente conectada na rede e acessível. Agora, vá no Cura, clique em Marketplace no canto superior direito e procure por “MKS Wifi Plugin” na lista de plugins disponíveis. Instale-o e reinicie o Cura.

Ao abrir novamente o Cura, se você for em “Manage printers” (que aparece no local onde você escolhe a impressora) você verá um novo botão, chamado “MKS WIFI”. Clique nele e você chegará na tela abaixo:

Clique em Add, digite o IP da impressora e dê OK. Depois selecione o IP na lista e clique em Connect (do lado direito). E pronto, sua impressora já estará conectada no Cura. Você vai reparar que agora aparece um “v” dentro de uma bolinha no nome da impressora, na interface do Cura (por onde você chegou em “Manage printers”). Ao fatiar um arquivo, você verá no botão que salva o G-Code a opção “Print over nnn”, onde “nnn” é o nome da sua impressora, além da opção normal de salvar em uma pasta (e/ou de salvar em uma unidade removível).

Ao usar a opção “Print over nnn” é que a mágica acontece… o arquivo é enviado pela rede sem fio para ser salvo no cartão microSD da impressora. Você verá o seguinte enquanto o arquivo está sendo transmitido:

Caso queira iniciar a impressão imediatamente, marque “Print jobs”, caso contrário o arquivo será apenas enviado (para você manualmente iniciar a impressão). No caso de não marcar, você verá a confirmação do recebimento no painel da impressora.

Como visto no arquivo de configurações, existe um servidor na nuvem (Cloud) que também poderia ser usado, porém não tive sucesso com o app para celular (provavelmente porque o domínio deles está sem certificado há 2 dias – no dia de hoje, 25/02/2020). Mas o app serve também via rede para manipular a impressora (mover eixos, fazer o home, imprimir arquivos que já estejam no SD, etc.), mas o meu intuito principal era mesmo enviar do Cura direto para a impressora e isso funcionou muito bem (já fiz duas impressões assim, uma de 1h30 e outra de 8h30).

Happy 3D printing (now wirelessly)!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »