Leitor Biométrico R308

Fingerprint Sensor R308 OPEN-SMART

Vamos aprender a conectar o leitor biométrico OPEN-SMART R308 no Arduino Uno ou Nano, já que o manual fornecido não dá muitos detalhes e a qualidade dos conectores também não é das melhores. Em alguns momentos ele parecia não estar ligado, provavelmente por causa do mal contato nos conectores. Isso, ligado ao fato de que ele *não* acende imediatamente quando energizado, me levaram a crer que tinha uma unidade defeituosa. Porém, depois de muita insistência, fiz o danado funcionar, juntando informações que peguei aqui e ali (não, não vou lembrar de todas as fontes, só do site da Adafruit, que foi a minha salvação com o programa que apresento no final deste post). Tirando isso, me pareceu um produto bom, com identificação bem rápida e precisa.

 

Repare que você terá 6 pinos no conector, que se tornam 6 conectores dupont, porém, você só precisa realmente de 4, conforme o seguinte (as cores dos fios podem variar, veja conforme a foto, da esquerda para a direita):

Jpeg
Detalhe do conector e quais fios utilizar
Pino Cor Ligar no Arduino
1 Vermelho NÃO USAR
2 Preto 5V
3 Amarelo D2 (RX)
4 Branco D3 (TX)
5 Verde GND
6 Azul NÃO USAR

Ligue conforme o esquema, onde D2 e D3 são os pinos digitais 2 e 3 do Arduino Uno ou Nano.

 

Instale a biblioteca “Adafruit Fingerprint Sensor Library” usando o Arduino IDE (Sketch -> Incluir Biblioteca -> Gerenciar Bibliotecas…). Depois disso, basta usar os exemplos (Arquivo -> Exemplos -> Adafruit Fingerprint Sensor Library): enroll (para registrar as digitais) e fingerprint (para identificar as digitais). No exemplo enroll, basta abrir o Monitor Serial e digitar a ID (um número de identificação sequencial, de 0 até a quantidade máxima -1 de templates, no meu caso, como são 500, deve ser de 0 até 499) e depois seguir as instruções (no qual ele manda você colocar o dedo e tirar, pelo menos duas vezes). No caso do exemplo fingerprint, basta abrir o Monitor Serial e testar colocando e tirando o dedo para ver as identificações (com base no que você registrou através do enroll). Aconselho usar este exemplo para manipular o que deseja fazer ao identificar uma digital registrada.

 

Opcionalmente, você pode usar um programa chamado SFGDemo, disponibilizado no próprio site da Adafruit, para testar e incluir digitais no sensor:

https://learn.adafruit.com/adafruit-optical-fingerprint-sensor/downloads

E aqui você encontrará instruções sobre como fazer:

https://learn.adafruit.com/adafruit-optical-fingerprint-sensor/enrolling-new-users-with-windows

A primeira vez que o sensor funcionou comigo foi justamente usando este programa e um conversor USB-TTL (sim, se você tiver um a disposição, pode ligar porque o sensor é um dispositivo serial como qualquer outro).

 

Espero poder ajudar alguém que esteja tendo dificuldade com este sensor, assim como eu tive (e esse post também serve de referência para mim mesmo, quando no futuro for mexer com isso e não me recordar mais destes detalhes… rsrsrsrs).

2 thoughts on “Leitor Biométrico R308

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »