Usando a Câmera Serial Grove

O código abaixo é uma adaptação do exemplo disponível neste link, para utilização da Câmera Serial Grove com a Linkit ONE.

Esta adaptação é necessária por vários motivos:

  1. Não existe implementação da biblioteca SoftwareSerial para a Linkit ONE, em compensação ela tem duas portas seriais.
  2. O acesso ao cartão SD e ao armazenamento interno é feito através de bibliotecas próprias da Linkit ONE (apesar dos cabeçalhos serem diferentes, a utilização é praticamente igual);
  3. O pino CS do armazenamento/SD é o 10, ao invés do 4.

Devido a isso, foram feitas pequenas modificações para que o código pudesse compilar e funcionar corretamente:

Essa câmera vem com o cabinho grove, então você pode conectá-la diretamente na devida porta na Linkit ONE (repare que existem duas, uma é para a comunicação I2C, com GND, 5V, SDA e SCL, mas é na que tem GND, 5V, TX e RX que você deve conectar), conforme a imagem abaixo:

Lembrando que a Linkit ONE tem duas seriais, então diferentemente do Arduino UNO, você usa os pinos D0 e D1, RX e TX respectivamente, sem ter problemas com a comunicação serial entre a placa e o computador. Para tanto, você deve usar o objeto “Serial1”, ao invés de apenas “Serial”.

Fora isso, ainda tenho que descobrir como alterar a velocidade de comunicação (baud rate), porque levar 20 segundos pra tirar uma foto com resolução VGA é demais… rsrsrsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »